Cabul - O general americano David D. McKiernan, que liderou a invasão terrestre no Iraque, assumiu nesta terça-feira (03/06) o comando das forças da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) no Afeganistão. O general comanda agora 51 mil soldados de 40 diferentes nações. O posto pertencia anteriormente ao general Dan McNeill, que se aposentará após 40 anos no Exército dos Estados Unidos. Durante a cerimônia de posse, McKiernan se disse "honrado por caminhar ao lado dos nossos irmãos afegãos".
O novo comandante listou segurança, reconstrução e desenvolvimento como as formas de apoio que o Afeganistão merece. "Insurgentes, combatentes estrangeiros, criminosos e outros que ficam no caminho da missão serão combatidos." Em seu último posto, McKiernan comandava as tropas do Exército dos EUA na Europa. Em 2003, ele liderou as ações terrestres durante a invasão no Iraque.
O presidente afegão, Hamid Karzai, saudou a vinda de McKiernan ao país. "Nossa missão não será fácil", disse Karzai. "Mas tenho certeza que, como bom soldado que é, você se sairá bem, junto com os funcionários afegãos e o Ministério da Defesa." O presidente pediu ainda a McKiernan para que a Otan continue a equipar e treinar as forças de segurança afegãs, para que o país possa no futuro caminhas por conta própria.