Será conhecida neste sábado (31/05), em um hotel de Washington, a decisão mais importante das primárias democratas. O comitê de regras do partido ; um grupo composto por 30 membros ; encerrará a disputa sobre o envio de delegados dos Estados de Michigan e Flórida à convenção de agosto. As campanhas de Hillary Clinton e Barack Obama e milhares de eleitores pressionaram os membros do comitê com telefonemas e e-mails. Em jogo, os 366 delegados de Michigan e Flórida. Por terem desrespeitado as regras do comitê nacional ao antecipar suas primárias, os comitês democratas dos dois Estados foram punidos e perderam o direito de enviar delegados à convenção.
Um acordo de cavalheiros impediu que os democratas fizessem campanha em ambos os Estados. Hillary venceu o senador na Flórida (50% a 33%). Em Michigan, ela obteve 55% dos votos, enquanto 40% dos eleitores votaram em delegados não-comprometidos, já que o nome de Obama não estava na cédula. O cenário ideal para Hillary seria que o comitê revogasse a pena e referendasse todos os delegados. A senadora teria assim 111 delegados a mais do que Obama na soma dos dois Estados, reduzindo sua desvantagem de 200 delegados no placar geral e deixando-a em posição mais confortável para convencer os superdelegados a apoiá-la.
No entanto, dentro do partido há pouco apoio à idéia de dar à senadora tudo o que ela deseja. Assim, os membros do comitê ficariam com um desafio: juntar Hillary, Obama e autoridades democratas para fechar um acordo que una o partido. ;Queremos resolver a questão para começarmos a falar sobre nosso candidato;, disse Alice Germond, integrante do comitê de regras. Líderes nacionais do partido tentam negociar uma solução consensual. Uma possibilidade que vem ganhando força seria cortar pela metade as delegações dos dois Estados. Seja qual for a decisão do comitê, Hillary dificilmente alcançará Obama, mesmo que consiga o que quer e ainda obtenha resultados espetaculares nas primárias finais - em Porto Rico, amanhã, e em Dakota do Sul e Montana, na terça-feira. Para ser declarado vencedor das primárias, um candidato precisa de 2.026 delegados. Dependendo da decisão de hoje, esse número pode aumentar para algo entre 2.100 e 2.200 delegados.