BERLIM - Adolf Hitler fará parte das célebres figuras expostas no novo museu de cera Madame Tussauds de Berlim, onde será representado como "um homem prostrado", anunciou nesta sexta-feira (30/05) o centro, que atende assim a pedidos de berlinenses e turistas.
Hitler será exposto ao lado de outros personagens históricos alemães, mas, para que fique bem claro de que não se trata de uma figura digna de admiração, ficará confinado em uma reprodução do bunker onde passou os últimos dias da II Guerra Mundial, declarou uma porta-voz do museu, Natalie Ruoss.
"Realizamos várias sondagens com berlinenses e turistas e o resultado foi bastante claro: Hitler é uma das figuras que querem ver" expostas, disse Ruoss. "Como estamos exibindo a história da Alemanha, não podíamos deixá-lo de fora... queremos mostrar a realidade", acrescentou a porta-voz.
O personagem de cera ficará atrás de uma mesa, com o objetivo de evitar que os visitantes do museu no centro de Berlim, que será inaugurado em julho, posem ao lado dele para tirar fotos, segundo Ruoss.
Stephen Kramer, secretário-geral do Conselho Central de Judeus da Alemanha, considerou que alguns sobreviventes do Holocausto poderão achar a exposição ofensiva, mas assegurou que não se opunha a iniciativas como essa, sempre e quando forem feitas de forma correta.
"Hitler não deve se tornar uma atração turística, mas esta exposição ajuda de alguma forma a normalizar a maneira como Hitler é tratado, é uma espécie de desmistificação. Vamos ver", disse Kramer. "Apagando-o da História não faremos com que aqueles que morreram retornem. Não aliviaremos o dano que infligiu, os crimes que cometeu. Isso seria contraproducente", concluiu.