MIAMI - A temporada de furacões que começa no domingo no Atlântico poderá gerar no máximo 12 tempestades tropicais com nome e até nove delas poderão se transformar em furacões, segundo previsões de Centro Americano de Furacões, com sede em Miami.
Os meteorologistas indicaram que serão registradas de seis a 12 tempestades, e de seis a nove furacões, dos quais cinco poderão ter grande poder de destruição (furacões maiores de categoria 3 ou mais na escala Saffir-Simpson, com máximo de 5). O Centro Americano de Furacões realiza previsões e obtém informações sobre o desenvolvimento e a trajetória desses fenômenos por meio da utilização de aviões caça-furacões que sobrevoam as tempestades.
A média histórica para a temporada de furacões é de 9,6 tempestades tropicais ; que são batizadas ;, 5,9 delas se transformam em furacões, e 2,3 em furacões maiores. Com isso, considera-se que esta temporada será mais intensa que o normal.
Como ocorre a cada temporada, o risco de tempestades tropicais e furacões causa o acionamento em toda a região de um imenso dispositivo público e privado de preparação e segurança.