O aspirante democrata à Casa Branca, Barack Obama, goza de "saúde física e mental necessária para as exigências das funções de presidente dos Estados Unidos", anunciou seu médico em comunicado publicado nesta quinta-feira (29/05).
Aos 46 anos, o senador por Illinois (norte) está em perfeita saúde com taxas de colesterol e triglicérideos de acordo com as normas, segundo o médico que o atende desde 1987, David Scheiner, de Chicago.
Durante seu último check-up médico em janeiro de 2007, Obama não apresentou problemas. "Faz exercícios regularmente, correndo distâncias de três milhas (4,8 km). Seu regime alimentício é equilibrado, com uma quantidade satisfatória de fibras e líquidos, a pressão arterial é de 90/60, e com 60 pulsações por minuto. Sua constituição é fina e musculosa, sem gordura corporal supérflua, com resultados normais dos exames".
O médico revelou que a mãe do senador morreu de câncer de ovário e seu avô, de câncer de próstata. Além de um episódio de tabagismo, o candidato nunca teve problemas maiores.
Este boletim de saúde foi publicado uma semana depois do informe médico do candidato republicano John McCain, de 71 anos. McCain, ferido e torturado durante a guerra do Vietnã, sofreu de câncer de pele tendo sido submetido à extirpação de quatro melanomas, dos quais não sofreu sinais de recaída desde 2002.