As fortes nevascas que caíram nesta quarta-feira (28/05) em sete províncias do centro, norte e oeste da Argentina deixaram povoados isolados, estradas interrompidas e aulas suspensas em várias escolas, informaram fontes da Defensa Civil.
A neve caiu com força sobre as áreas próximas à Cordilheira dos Andes em La Rioja e Catamarca (noroeste), Mendoza e San Juan (centro-oeste), Chubut (sul) e afetou também localidades de San Luis e Córdoba (centro).
Segundo a Direção Nacional de Rodovias, o trânsito na passagem internacional Cristo Redentor, que liga Mendoza ao Chile, continua fechado. Há mais de 2.000 caminhões parados no local.
Em San Luis, a intensa nevasca fechou vias e estradas nacionais, deixando isoladas várias localidades próximas à capital provincial. A camada de neve sobre o asfalto no local passa de 15 cm, de acordo com a Defesa Civil.
Tudo parado
Em Mendoza, as autoridades suspenderam as aulas nos departamentos do sul da província. Em Córdoba, ficou proibida a circulação pelo conhecido caminho das Altas Cúpulas após uma forte nevasca.
Em La Rioja, as aulas foram suspensas por causa da neve e das baixas temperaturas, e a Defesa Civil distribuiu cobertores e agasalhos a famílias pobres, que moram em casas sem calefação.
Nevou ainda nas províncias patagônicas de Chubut, Santa Cruz, Neuquén e Río Negro, e principalmente em Ushuaia, capital da província de Terra do Fogo, território mais ao sul do continente.