CABUL - Um funcionário do serviço secreto afegão revelou nesta terça-feira (27/05) que o chefe da rede Al-Qaeda, Osama Bin Laden, está no noroeste paquistanês, na fronteira com o Afeganistão.
"Recebemos novas informações, segundo as quais Bin Laden se esconde no distrito paquistanês de Chitral, fronteiriço com a província afegã de Kunar. Recebemos a informação de que está lá há quatro, ou cinco meses", disse este responsável à AFP, pedindo para não ser identificado.
A região montanhosa de Chitral faz parte da Província da Fronteira do Noroeste (NWFP), ao norte das zonas tribais paquistanesas próximas da fronteira com o Afeganistão.
Vários responsáveis paquistaneses já haviam destacado, em diferentes ocasiões, que o homem mais procurado do mundo se esconde na província de Kunar. O governo de Cabul negou, contudo, a informação. As autoridades americanas também já haviam apontado que Bin Laden se refugiou em Chitral.
Na semana passada, a rede de TV Al-Arabiya anunciou que, de acordo com uma fonte paquistanesa, autoridades americanas e afegãs discutiram a realização de operações militares no norte do Paquistão, com base nessas informações sobre a presença de Bin Laden na área.
Osama bin Laden escapou dos militares americanos que o perseguiram no Afeganistão, após a queda do regime talibã, que lhe deu abrigo no final de 2001.
A cabeça de Bin Laden vale uma recompensa de US$ 50 milhões, oferecida pelo governo dos EUA.