Cabul - Pelo menos oito civis morreram nesta terça-feira (27/05) na explosão de uma bomba colocada dentro de um ônibus na província de Farah, no oeste do Afeganistão. Os passageiros estavam a caminho da província vizinha de Nimroz. Além dos oito mortos, um civil ficou ferido, revelou o vice-governador Younus Rasuli. De acordo com Rasuli, todas as vítimas eram homens. Ao sul de Cabul, a capital afegã, a explosão de outra bomba provocou a morte de quatro policiais.
Uma bomba posicionada à beira de uma estrada na província de Logar, ao sul de Cabul, provocou a morte dos quatro policiais. Também em Logar, Abdul Hakim Sulaimankhel, presidente da Assembléia Legislativa, disse que soldados estrangeiros invadiram uma casa e mataram um clérigo no distrito de Pul-e Alam. Segundo ele, cerca de 300 manifestantes carregaram o corpo do clérigo até uma estrada próxima e bloquearam a via. Eles exigiam a libertação de quatro pessoas presas na operação militar.
O comando das forças dos Estados Unidos negou envolvimento. Porta-vozes da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) não comentaram o assunto. Em Helmand, no sul afegão, forças americanas alegaram ter matado "diversos militantes" durante uma ação contra traficantes de armas.
Mais de 1.200 pessoas já morreram em episódios de violência no Afeganistão este ano, de acordo com uma contagem da Associated Press.