SANTIAGO - O Chile registrou como produto originário 60 novas variedades de batatas, tubérculo cuja paternidade é disputada pelo Peru, anunciou nesta segunda-feira (26/05) a Ministro da Agricultura, Marigen Hornkohl.
As novas variedades são originárias da Ilha de Chiloé, no sul do Chile, e foram registradas no Serviço Agrícola e Pecuário (SAG, sigla em espanhol), para proteger futuras normas de origem. Outras 280 variedades de batatas de Chiloé já foram registradas neste serviço, segundo o Ministério de Agricultura.
A titular da pasta convocou os chilenos para elevar o consumo do alimento e assegurou que a quase totalidade das batatas do mundo é de origem chilena. "Poucos sabem que 99% das batatas do mundo têm algum tipo de vínculo genético com as originárias do Chile, o que mostra a importância deste alimento tão próprio de nossa dieta", assinalou Hornkohl.
"Atualmente consumimos cerca de 50 quilos anuais de batata, enquanto nações como nos Estados Unidos e em outras economias desenvolvidas o consumo até duplica", acrescentou.
Cultivo
No Chile, o cultivo de batata tem uma grande importância. É o quarto maior do país, com uma superfície de 60.000 hectares semeados anualmente.
No Peru a produção também é maciça, com um consumo per capita de 77 quilos e uma produção de 3,2 milhões de toneladas, o país possui 91 espécies e 2.800 variedades das 3.900 que existem em todo o planeta.
O ano de 2008 é o Ano Internacional da Batata.