ONU: avião sem piloto georgiano foi derrubado pela Rússia
TBILISI - A missão de observação da ONU na Geórgia (MONUG) publicou nesta segunda-feira (26/05) relatório no qual afirma que um caça russo derrubou um avião sem piloto georgiano sobre a região separatista pró-russa da Abkhazia, como revelara mais cedo o governo georgiano. Um funcionário do governo georgiano já havia antecipado que uma missão da ONU concluíra que um caça russo derrubou um avião georgiano sem piloto que sobrevoava a Abkhazia no fim de abril.
"Os elementos fornecidos à missão de observação da ONU na Geórgia levam à conclusão de que o avião pertencia à Força Aérea russa", afirma um relatório oficial. A Geórgia acusou a Rússia de ter enviado no dia 20 de abril um bombardeiro Mig 29 para derrubar um de seus aviões sem piloto que estava em missão na Abkhazia. O ministério da Defesa russo rebateu as conclusões do informe da ONU.
"Nós desmentimos esta informação. Nossos aviões não violaram nenhum espaço aéreo e, portanto, não dispararam", declarou Alexander Drobyshevski, porta-voz do ministério da Defesa. A Rússia acusa a Geórgia de alimentar a tensão com o vôo de aviões sem piloto em uma "zona proibida" sobre o território da Abkhazia. Tbilisi responde que continuará sobrevoando seu espaço aéreo.
A Abkhazia alega que nos últimos dois meses derrubou seis aviões sem piloto georgianos sobre o território separatista. Os incidentes foram mdesmentidos pela Geórgia, com exceção do caso de 20 de abril. A Abkhazia, que proclamou unilateralmente sua independência nos anos 90, é causa de uma forte tensão entre Geórgia e Rússia, que apóia os separatistas.