ROMA - O escritor romeno Dumitru Tsepeneag, autor de uma célebre trilogia sobre a imigração romena, é o vencedor da XVIII edição do Prêmio Internacional União Latina de Literatura Romance, informaram nesta quarta-feira (21/05) em Roma os organizadores.
Tsepenag ; Nascido em Bucareste em 1937, dissidente na década de 70 durante o regime comunista de Ceausescu, obrigado a exilar-se na França, onde escreveu vários romances franceses-- foi premiado pela "excelente qualidade de sua obra e por seu empenho a favor da defesa das formas literárias e da liberdade de expressão", ressaltou o júri. O prêmio, de 12 mil euros, "prescinde os recentes feitos" protagonizados pelos romenos e ciganos recentemente na Itália, segundo o comunicado oficial da União Latina.
"Na obra de experimentação literária associa-se o contexto social e histórico. O ponto de vista do autor, sempre sutil e irônico, emerge através dos destinos de seus personagens, mostrando ao público como está se construindo, diante de nossos olhos, a nova Europa", defendeu a entidade. O prêmio da União Latina foi criado em 1990.