PEQUIM - Os médicos chineses receberam instruções para submeter todos os sobreviventes do terremoto de 12 de maio a exames de detecção de gangrena gasosa, uma infecção bacteriana que pode ser mortal, afirmou nesta quarta-feira (21/05) a imprensa oficial. As autoridades de Pequim ordenaram aos médicos locais que detectem imediatamente os pacientes com gangrena gasosa para tratá-los e isolá-los com o objetivo de evitar que a infecção se propague, informou o jornal China Daily.
A gangrena gasosa é uma infecção bacteriana que produz gás dentro dos tecidos gangrenados em conseqüência de um ferimento e pode provocar a morte em poucas horas. Até domingo, os médicos chineses haviam detectado 58 casos dessa infecção e terão que amputar membros de 30 pessoas, afirmou o diário citando autoridades de saúde. O Ministério da Saúde chinês enviará mais de 3.500 especialistas para as regiões afetadas pelo terremoto e distribuirá mais de 5,3 milhões de folhetos com dicas de higiene.
As autoridades chinesas advertiram que a prevenção de focos de epidemias entre os cinco milhões de desabrigados é uma de suas maiores preocupações à medida em que diminui a esperança de encontrar sobreviventes do terremoto que na semana passada devastou o sudoeste do país. O governo chinês confirmou a morte de mais de 40 mil pessoas no terremoto de 8 na escala Richter, enquanto que dezenas de milhares continuam desaparecidas.