LAGOS - As operações de resgate foram reiniciadas nesta sexta-feira (16/05) pela manhã no oleoduto nigeriano onde na quinta-feira uma explosão deixou dezenas de mortos nos subúrbios do norte de Lagos, anunciou a Cruz Vermelha. "Nossos homens na região de Lagos coordenam as operações de resgate no local da tragédia", declarou um alto funcionário da Cruz Vermelha nigeriana, Mfon Obot.
A explosão, ocorrida nas proximidades de uma escola primária de Ijegun, foi causada por uma manobra errada de uma escavadeira que se chocou com um oleoduto durante os trabalhos de construção de uma estrada, asseguraram autoridades locais. A explosão e o incêndio surpreenderam centenas de pessoas que estavam nas imediações, explicaram testemunhas que tentaram apagar o incêndio com água e terra antes da chegada dos bombeiros.
"Temos a confirmação da morte de cerca de cem pessoas. Levamos vinte pessoas para o hospital geral de Ikeja", afirmou na quinta-feira outro membro da Cruz Vermelha, Sule Mekudi. Os incêndios em oleodutos são muito freqüentes na Nigéria, maior produtor de cru da África, por causa das más condições das instalações e das sabotagens de grupos que roubam petróleo para vendê-lo no mercado negro.