WASHINGTON - O governo colombiano extraditou para os Estados Unidos 14 dos mais importantes chefes paramilitares. O departamento de Justiça americano forneceu uma lista com os extraditados e as acusações que pesam sobre eles.
Serão julgados no Distrito de Columbia (onde fica a capital Washington)
Rodrigo Tovar Pupo, ou "Jorge 40": acusado de conspirar para produzir e distribuir cocaína e tentar introduzi-la nos Estados Unidos.
Salvatore Mancuso: acusado de conspiração para produzir e distribuir cocaína e tentar introduzi-la nos Estados Unidos.
Juan Carlos Sierra Ramírez: acusado de conspiração para produzir e distribuir cocaína e tentar introduzi-la nos Estados Unidos; conspiração para posse e tentativa de distribuição de cocaína a bordo de uma embarcação submetida à jurisdição americana.
As mesmas acusações foram feitas a : Nodier Giraldo Giraldo, Hernan Giraldo Serna, Edwing Mauricio Gómez Luna, Eduardo Enrique Vengoechea Mola e Martín Peñaranda Osario.
Será julgados em Nova York
Diego Fernando Murillo Bejarano, ou 'Don Berna': enfrenta duas acusações por conspiração para exportar cocaína para os Estados Unidos, e distribuir a droga, além de lavagem de dinheiro.
Será julgado no Texas
Diego Alberto Ruiz Arroyave: acusado de conspiração para prover apoio material e recursos as Autodefesas Unidas da Colômbia (AUC).
Serão julgados na Flórida
Ramiro Vanoy Murillo: acusado de conspiração para prover apoio material e recursos as Autodefesas Unidas da Colômbia (AUC).
As mesmas acusações foram feitas a: Francisco Zuluaga Lindo, Guillermo Pérez Alzate e Manual Enrique Torregrosa Castro