PEQUIM - O terremoto que afetou a China nesta segunda-feira (12/05) deixou pelo menos 8.530 mortos na província de Sichuan (sudoeste), anunciou o governo central, de acordo com a agência estatal de notícias Xinhua.
Um registro revelado pelo Centro Nacional de Emergências às 22h (9h de Brasília) indicava 7.650 pessoas mortas em Sichuan. Além de Sichuan, o tremor afetou também as províncias de Gansu (noroeste) e de Yunnan, assim como a grande cidade de Chongqing (sudoeste).
O potente terremoto de 7,8 graus na escala Richter afetou o sudoeste da China, área densamente povoada. Vários edifícios desabaram e o Exército foi enviado para ajudar nas tarefas de resgate. O epicentro do tremor, registrado às 14h30 locais (3h30 de Brasília), foi localizado 93 km ao noroeste de Chengdu, capital da província Sichuan e onde vivem mais de 10 milhões de pessoas, segundo o Instituto Nacional de Geofísica dos Estados Unidos (USGS).
O terremoto foi sentido em Xangai, Hong Kong, Bangcoc, Hanói e Taipé. Um repórter do canal de televisão CCTV afirmou que em Chengdu os habitantes saíram às ruas, mas os transportes públicos e o fornecimento de energia elétrica não foram prejudicados. Porém, os serviços de telefonia celular foram afetados pelo tremor. De acordo com a televisão estatal, as infra-estruturas de Chongqing não parecem ter sido abaladas.