Autoridades paquistanesas e militantes pró-Taleban declararam hoje (09/05) um cessar-fogo no instável Vale do Swat, uma montanhosa região selvagem perto do Afeganistão. Trata-se da última tentativa de conter uma explosão de violência ao longo da fronteira afegã, segundo autoridades locais. O cessar-fogo ocorreu após conversas entre representantes do governo da Província da Fronteira do Noroeste e o líder militante Maulana Fazlullah. Os homens comandados por Fazlullah controlavam grande parte do vale no ano passado.
O Exército paquistanês respondeu na ocasião com uma operação militar que levou os militantes para as regiões montanhosas e deixou vários mortos. A situação foi vista como um sinal da instabilidade na fronteira noroeste do Paquistão em regiões nas quais militantes islâmicos desafiaram a autoridade governamental. A nova administração civil do Paquistão, eleita em fevereiro, procura dialogar com os simpatizantes do Taleban. A postura é um rompimento com as políticas mais agressivas do presidente Pervez Musharraf, um aliado dos EUA. Musharraf buscou resolver o problema dos extremistas através da força militar.
"Após horas de conversas, nós chegamos a um cessar-fogo para todo o Vale do Swat", disse Wajid Ali Khan, ministro provincial. As negociações ocorreram na cidade de Chakdra, noroeste do país. Segundo Khan, as negociações poderiam trazer "paz e estabilidade" à província. Abdur Rasheed, um auxiliar de Fazlullah, confirmou que o cessar-fogo começa neste sábado. Ele descreveu as conversas de hoje como uma "iniciativa para a construção da confiança".
Rasheed apontou, porém, que ainda era preciso discutir algumas demandas dos militantes. Entre elas estão a imposição da lei islâmica (Sharia) no vale, a retirada do Exército, a libertação de prisioneiros e compensações por danos sofridos pela população local durante as operações militares. Nenhum dos dois lados informou quando as novas negociações ocorrerão. O Vale do Swat já recebeu muitos turistas no passado, por causa de sua bela paisagem, com muitas montanhas e rios.