MIAMI - A influente comunidade hispânica do estado americano da Flórida está modificando seu tradicional apoio ao Partido Republicano e voltando-se para o Partido Democrata, uma mudança de postura que pode ter forte influência nas eleições presidenciais de novembro.
O número de hispânicos registrados como democratas na Flórida superou pela primeira vez a quantidade de inscritos como eleitores republicanos, segundo os últimos números oficiais divulgados nesta sexta-feira pelo Partido Democrata.
Em maio de 2008, os hispânicos democratas na Flórida somavam 418.339 pessoas, contra 415.068 republicanos, de acordo com dados enviados pelo Governo aos dois partidos. O que mais surpreende, no entanto, não é a diferença entre o número de eleitores de cada partido, mas sim a grande capacidade de captação de novos partidários pelos democratas.
"O crescimento dos hispânicos democratas é impactante", afirma em sua edição desta sexta-feira (09/05) o jornal Miami Herald. "Desde janeiro de 2006, quando o estado da Flórida começou a identificar os eleitores hispânicos, seu registro como democratas aumentou 18%, enquanto entre os republicanos esse aumento foi de apenas 2%", destaca o Herald.
O avanço na comunidade hispânica - a maior minoria do país, com crescimento mais rápido - é outra mostra de que os democratas estão prontos para fazer de 2008 um ano de grandes mudanças, anunciou um comunicado divulgado nesta sexta-feira pelo Partido Democrata na Flórida.