WASHINGTON - A Casa Branca confirmou nesta sexta-feira (09/05) que Mianmar autorizou a chegada da ajuda americana às vítimas do ciclone e saudou essa decisão. De acordo com a nota, "o governo birmanês aprovou o pouso na segunda-feira, no país, de um cargueiro militar americano do tipo C130 com equipamento de socorro de emergência". Segundo o porta-voz da Casa Branca, Gordon Johndroe, "esperamos que seja o início de uma ajuda maior dos Estados Unidos aos birmaneses", afirmou, em Crawford (Texas, sul), onde o presidente George W. Bush passará o final de semana para casar uma de suas filhas sábado, em seu rancho.
YANGUN - O Programa Mundial de Alimentos (PAM)anunciou nesta sexta-feira (09/05) a retomada a partir de sábado de seus vôos para Mianmar para ajudar as vítimas do ciclone Nargis, algumas horas após haver anunciado sua suspensão, por causa das restrições impostas pela junta militar birmanesa que a agência da ONU considera inaceitáveis.
"Dois aviões pousaram esta manhã em Yangun com alimentos, mas a carga ainda não foi retirada das aeronaves;, disse o diretor do PAM em Mianmar, Chris Kaye, lembrando que transportam biscoitos altamente calóricos, suficientes para nutrir 95 mil pessoas. "Fizemos uma demanda ao ministério do Bem-Estar Social. Temos que encontrar um caminho para resolver o problema o mais rápido possível", disse. "O Programa decidiu enviar neste sábado, como previsto, mais dois aviões com gêneros alimentícios, informou a organização em comunicado divulgado em Genebra.