Washington - O senador Barack Obama prepara-se para declarar vitória na disputa pela indicação do Partido Democrata no dia 20, logo após as primárias nos Estados de Kentucky e Oregon. Ele não alcançará os 2.025 delegados necessários para assegurara nomeação, mas fontes da campanha de Obama acreditam que nessa data ele alcance a maioria de 1.627 delegados escolhidos nas urnas e terá assegurada a liderança no voto popular.
Em entrevista à rede NBC, Obama afirmou nesta quarta-feira que o dia 20 será uma data crucial. ;Se até lá tivermos a maioria dos delegados eleitos, o que é provável, poderemos dizer que o jogo chegou ao fim;, disse o senador. Um importante assessor de Obama, que pediu para não ser identificado, foi ainda mais claro. ;Em 20 de maio, nós anunciaremos a vitória;, afirmou em entrevista ao jornal Político.
Alguns analistas também apontam para a necessidade de Obama realizar o anúncio após uma vitória convincente, o que só deve voltar a acontecer em Oregon. O próprio candidato reconhece que Hillary Clinton sairá vencedora nas primárias de Virgínia Ocidental, na terça-feira, e Kentucky, também no dia 20. De acordo com pesquisas, ela lidera em ambos os Estados com uma vantagem de 30 pontos porcentuais.
Enquanto isso, Hillary continua a campanha como se nada tivesse acontecido, embora sua vitória seja matematicamente impossível. Para isso, ela teria de conquistar mais de 80% dos votos nas próximas seis primárias.