BEIRUTE - O aeroporto internacional de Beirute estava praticamente paralisado nesta quinta-feira (08/05) devido às manifestações de partidários da oposição que degeneraram em violentos enfrentamentos armados na capital libanesa, anunciou uma fonte aeroportuária. "Todos os vôos previstos entre meia-noite e 16h (18h de quarta-feira e 10h - horário de Brasília) foram cancelados", informou um representante do aeroporto, que não quis ser identificado.
No entanto, segundo a mesma fonte, oito aparelhos da companhia Middle Eastern Airline decolaram durante a tarde rumo a países árabes, e outro decolou rumo a Paris. Nenhum vôo está previsto para a noite desta quinta-feira, acrescentou a fonte. A maior parte das companhias, entre as quais Air France, British Airways e Lufthansa, cancelaram seus vôos nesta quinta-feira.
Desde ontem, quarta-feira, quando uma greve geral degenerou em Beirute, partidários do governo e da oposição se enfrentam. Pelo menos 10 pessoas foram feridas. Manifestantes bloquearam a estrada de acesso ao aeroporto internacional Rafic Hariri, no sul de Beirute, incendiando pneus e provocando gigantescos engarrafamentos. O governo havia decidido terça-feira afastar o chefe da segurança do aeroporto de Beirute, considerado próximo do Hezbollah. A decisão foi condenada pelo movimento radical xiita, que exigiu sua reintegração.