CHAITÉN - A intensa atividade do vulcão Chaitén, no sul do Chile, se mantinha nesta quarta-feira (07/05), mas com uma mudança na direção da coluna de cinzas a partir da noite de terça-feira que poderá afetar agora a cidade chilena de Palena e a argentina de Bariloche. Rodrigo Rojas, chefe do Departamento Nacional de Emergências (Onemi), explicou que não foram registradas variações em relação à situação de terça-feira, quando o vulcão aumentou fortemente sua atividade.
"Não há informações de mudanças significativas na atividade sísmica nem na emissão de cinzas", ressaltou. As atenções agora estão voltadas para a direção da pluma, ou coluna de cinzas, pela variação da direção dos ventos. "Há uma mudança da direção sudeste, para uma direção norte-nordeste e, por isso, a previsão é de que o depósito de cinzas chegue a Palena e a Bariloche", disse.
Até terça-feira, a coluna de cinzas estava direcionada para o sul e afetava principalmente a cidade de Futaleufú. A localidade de Chaitén amanheceu nublada e durante a noite choveu um pouco. O povoado de cerca de 4 mil habitantes foi completamente esvaziado na terça-feira e restou apenas as equipes de emergência e algumas equipes de imprensa.
O vulcão Chaitén, de cerca de mil metros de altura, entrou em erupção na sexta-feira passada, mas na terça-feira aumentou sua atividade, lançando uma coluna de cinzas que alcançou 30 km de altura.