SANTA CRUZ - Milhares de populares começaram a confluir à praça de Armas de Santa Cruz para festejar o resultado do referendo que deu apoio esmagador ao estatuto de criação de um governo autônomo numa região da Bolívia, em aberta oposição ao presidente Evo Morales.
Homens, mulheres e crianças foram para a praça com bandeiras nas cores branca e verde, do departamento que apoiou com 85% dos votos ; segundo pesquisa de boca-de-urna ; a proposta que regulamentará o governo autônomo, com matiz liberal.
A Corte Eleitoral Departamental anunciou que, nas próximas horas, começará a informar os primeiros dados oficiais da consulta que, para o governo, é uma aberta intenção secessionista. Segundo La Paz, os 85% dos votos anunciados pela mídia não levariam em conta o abstencionismo, os votos brancos e nulos, que "soam quase 50% do total de inscritos".
O porta-voz do governo Iván Canelas, assegurou que pelos resultados contabilizados pela presidência, "Santa Cruz está dividida"; recordou a palavra de ordem dos movimentos sociais que era "a abstenção". Citando dados da rede católica Fides e da rede de televisão ATB, Canelas disse que de um total de 935 mil eleitores, não compareceram às urnas cerca de 400 mil (40%), aos quais seria preciso somar os votos em branco e nulos.