Tropas do Sri Lanka tomaram controle de uma base do rebelde Exército de Libertação dos Tigres do Tamil Eelan (LTTE) hoje (30/04). Houve confrontos em vilas da região durante horas que deixaram pelo menos 51 militantes mortos, segundo o Exército cingalês. O combate começou quando soldados avançaram no território ocupado pelo LTTE e atacaram posições rebeldes em duas vilas do distrito de Mannar, matando 11 militantes. A informação foi divulgada por um funcionário do Ministério da Defesa. A luta continuou em vilas vizinhas e no fim do dia os soldados tomaram a "Base 18" dos rebeldes e mataram outros 40 guerrilheiros.
Forças aéreas auxiliaram o combate, ao bombardear duas posições de tiro dos rebeldes, segundo o comunicado divulgado pelos militares. O texto informa que seis soldados ficaram feridos. Um site que é favorável aos rebeldes, porém, citava sete soldados mortos e não mencionava a perda da base, nem qualquer baixa entre os militantes. Não era possível verificar de forma independente as versões. Os dois lados geralmente exageram os mortos do outro lado e subestimam suas baixas
O Exército de Libertação dos Tigres do Tamil Eelan luta desde 1983 pela criação de um território independente para a minoria étnica dos tâmeis. Eles reclamam de marginalização no Sri Lanka, controlado pela maioria cingalesa. Mais de 70 mil pessoas morreram desde o início do conflito.