WASHINGTON - Comer um bom chocolate amargo diariamente é saudável para a gravidez e protege de possíveis complicações ligadas à hipertensão arterial, destaca um estudo americano. Ao consumir um chocolate de boa qualidade, a grávida corre 69% menos risco de desenvolver uma pré-eclampsia, uma complicação associada à hipertensão arterial que afeta cerca de 8% das mulheres durante a gravidez, revela a doutora Elizabeth Triche, da Universidade de Yale.
O estudo, que envolveu 2.291 mulheres entre 1996 e 2000, será publicado na revista Epidemiologia de maio. Os pesquisadores concluíram que a theobromina, uma substância particularmente presente no chocolate amargo, tem ação diurética, vasodilatadora e é benéfica para o coração. O chocolate tem ainda magnésio, bom contra a hipertensão, e flavonóides, que são um potente antioxidante.
"Avaliar a quantidade de chocolate que uma paciente afirma consumir é muito difícil, já que a presença do cacao varia muito em razão dos diferentes tipos, mas o chocolate amargo é o melhor", diz a doutora Triche, destacando que quanto mais açúcar e gordura o produto apresentar, "menos theobromina" terá. A presença da theobromina no chocolate pode variar de 0,15% a 0,46%. Segundo a doutora Triche, uma boa barra de chocolate por dia é eficiente na redução do risco da pré-eclampsia.