NOVA YORK - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu nesta sexta-feira (25/04) aos países-membros ajuda para a recuperação da região ucraniana de Chernobyl, 22 anos depois da explosão em sua central nuclear.
Em um comunicado divulgado por causa do aniversário, no sábado, do desastre nuclear de Chernobyl, Ki-moon informou que a Assembléia-Geral das Nações Unidas declarou o período 2006-2016 com a década de recuperação e desenvolvimento sustentável para essa região ucraniana. "A ONU fará tudo que puder durante a 'década de recuperação' para apoiar os esforços focados na completa renovação da região", declarou Ban.
O secretário-geral também pediu à comunidade internacional que apóie, com generosidade, o restabelecimento das zonas afetadas por Chernobyl.
História
Em 26 de abril de 1986, o reator número 4 da central de Chernobyl explodiu, contaminando a Ucrânia e boa parte da Europa, sobretudo Bielo-Rússia e Rússia, então repúblicas da União Soviética.
Segundo estimativas oficiais mais de 25.000 trabalhadores que participaram do revestimento com concreto do reator arruinado morreram desde então.