DOHA - O presidente sírio, Bachar al-Assad, confirmou que foi informado pela Turquia da intenção de Israel de se retirar do Golã em troca da paz entre ambos os países, conforme entrevista concedida a um jornal qatari. Assad revelou também que a Turquia é a mediadora deste conflito desde 2007.
;O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, me informou que Israel está disposto a se retirar de Golã em troca da paz com a Síria", declarou Assad ao jornal al-Watan, que, nesta quinta-feira (24/04), divulgou trechos da entrevista.
Parte da imprensa síria já havia antecipado a informação na quarta-feira. Consultado a respeito disso, o ministro israelense do Meio Ambiente, Gideon Ezra, manifestou dúvidas a respeito de sua veracidade, enquanto um porta-voz do governo se limitou a dizer que "Israel deseja a paz com a Síria".
Mas, segundo o presidente sírio, a Turquia, que iniciou em abril de 2007 uma mediação entre ambos os países, foi informada pelo primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, da vontade do Estado hebreu de devolver as Colinas de Golã ocupadas em 1967 e anexadas em 1981.
"O que precisamos agora é encontrar uma área de entendimento por meio do mediador turco", disse Assad, abrindo caminho para negociações diretas. As negociações entre Israel e Síria foram interrompidas em 2000 devido à questão de Golã que Damasco quer recuperar.
Assad ressaltou que a questão será abordada durante a visita de Erdogan no próximo sábado a Damasco. Na semana passada, Olmert declarou muito claramente que Israel quer a paz com os sírios e que atua neste sentido sob todos os pontos de vista.