MONTEVIDÉU - Um aeroporto permanece fechado e quatro operam de forma restrita nesta quarta-feira (23/04) no Uruguai, devido à pouca visibilidade causada pela cortina de fumaça gerada por incêndios intencionais de pastos na Argentina. A informação foi divulgada pela Força Aérea Uruguaia.
Segundo o chefe de Relações Públicas da Força Aérea, Mariano Rodrigo, o aeroporto Angel Adami de Melilla, nordeste de Montevidéu precisou ser fechado quando a visibilidade foi reduzida de 1.600 a 800 metros. O aeroporto Internacional de Carrasco, principal terminal aéreo do país, que serve à capital, também foi afetado, e está com visibilidade horizontal de 2,5 km. Mas Rodrigo disse que essa visibilidade não representa risco aos passageiros.
Estão prejudicados, ainda, os aeroportos de Laguna del Sauce, próximo a Punta del Este (120 km a leste de Montevidéu); Paysandú (380 km a noroeste); e Colonia (180 km a noroeste), que operam por instrumentos.
Os incêndios intencionais ocorrem em mais de 70.000 hectares de pastos nas províncias argentinas de Entre Rios e Buenos Aires e provocaram uma densa camada de fumaça que há uma semana afeta, além da Argentina, as zonas sudoeste e noroeste do Uruguai.