Os presidentes de Equador, Rafael Correa, e Argentina, Cristina Kirchner, homenagearam nesta segunda-feira (21/04) as 14 vítimas do incêndio de uma discoteca em Quito. Os presidentes lembraram a tragédia semelhante que abalou Buenos Aires em 2004. "A lembrança de uma dor amargamente igual na Argentina, nos comove ainda mais", disse Correa, citando o incêndio na discoteca República de Cromagnon, em Buenos Aires. "Que nunca volte a acontecer, em parte alguma", finalizou.
Na recente tragédia em Quito, 14 jovens morreram e cerca de 45 ficaram feridos - 15 com graves queimaduras - no incêndio ocorrido durante um show de rock. O incêndio foi provocado por um músico, que acendeu fogos de artifício durante o show com a discoteca com cerca de 300 pessoas, a maioria jovens.
Correa se disse "consternado" e destacou que o show não tinha a devida autorização, e que as portas de emergência da discoteca estavam fechadas com cadeados. O local tinha permissão para funcionar como discoteca, mas não para realizar espetáculos ou shows ao vivo. O show não tinha sequer autorização do escritório de espectáculos públicos, segundo o prefeito de Quito, Paco Moncayo. Correa ainda prometendo punir os culpados.