A designada secretária de Estado americana, Hillary Clinton, disse nesta terça-feira esperar que Cuba veja o futuro governo de Barack Obama como uma "oportunidade" para libertar presos políticos e pôr fim às práticas opressivas na ilha caribenha.
"Esperamos que o regime de Cuba - o de Fidel e o Raúl Castro - veja esse novo governo como uma oportunidade para mudar algumas de suas práticas típicas", declarou Hillary, no Senado, durante a audiência de confirmação do cargo.
Obama acredita que "os cubano-americanos são os melhores embaixadores para a democracia, a liberdade e a abertura do mercado econômico", defendeu Hillary, ao ser questionada sobre a oportunidade de aliviar essas restrições.
"Como (as pessoas de origem cubana que vivem nos Estados Unidos) podem viajar para visitar suas famílias, podem ver os fracassos do regime Castro, a repressão, a negação política da liberdade, os presos políticos", acrescentou Hillary.
"Nossa política está focada, principalmente, na liberdade do povo cubano e em levar a democracia à ilha de Cuba", declarou.