BAGDÁ - O vice-presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, em visita ao Iraque desde segunda-feira depois de passar pelo Paquistão e Afeganistão, se encontrou nesta terça-feira (13/01) com o primeiro-ministro iraquiano Nuri al-Maliki, informou o governo iraquiano, sem fornecer maiores detalhes.
Chegado na segunda-feira vindo de Cabul, depois de uma breve escala no Kuwait, o senador por Delaware realiza esta viagem na condição de presidente da Comissão de Assuntos Estrangeiros do Senado americano. Na segunda-feira, ele conversou com o presidente iraquinao Jalal Talabani e o chefe da diplomacia iraquiana, Hoshyar Zebari.
A visita ao Iraque de Biden, que deve assumir junto com Obama no dia 20 de janeiro, é a terceira etapa de uma viagem que já o levou ao Paquistão e ao Afeganistão. Nenhum detalhe foi dado sobre o teor de sua visita ao Iraque, nem sobre a data de seu regresso.
Joseph Biden já tinha viajado ao Iraque em setembro de 2007, quando visitara a cidade de Ramadi, na província de Al-Anbar. Cerca de 146.000 soldados americanos estão atualmente mobilizados no Iraque, entre eles um dos filhos de Biden. No dia 1º de janeiro, o Iraque retomou o controle das operações de segurança em seu território, e as tropas americanas têm agora que pedir a autorização dos iraquianos antes de conduzir qualquer operação militar.