Jornal Correio Braziliense

Mundo Digital

Bomba da Segunda Guerra força remoção de 20 mil pessoas no sul da Alemanha

O perímetro de evacuação, de um quilômetro, afetou 8.000 residências dos bairros de Riehl e Mülheim (norte), inclusive um asilo de idosos

Berlim - Cerca de 20 mil pessoas tiveram que deixar suas casas nesta quarta-feira, em Colônia (oeste da Alemanha), por causa de uma bomba da Segunda Guerra Mundial, indicou a prefeitura.

"Tudo correu bem, a bomba da ponte Mülheimer (...) foi desativada com sucesso na tarde desta quarta-feira", informou a administração municipal em um comunicado, indicando que se trata da evacuação mais importante na cidade desde 1945.



A desativação do explosivo ocorreu pouco antes das 16h00 (locais, 11H00 de Brasília) e os moradores puderam voltar às suas casas no fim da tarde. As operações de evacuação começaram às 09H00 (03H00 de Brasília) em dois bairros nos arredores da cidade.

O artefato, enterrado a cinco metros de profundidade, foi descoberto na sexta-feira, durante obras de construção de uma canalização de calefação na margem esquerda do Reno, perto da ponte de Mülheimer.

O perímetro de evacuação, de um quilômetro, afetou 8.000 residências dos bairros de Riehl e Mülheim (norte), inclusive um asilo de idosos.Acredita-se que ainda haja 250.000 bombas intactas no subsolo da Alemanha, onde são frequentes as operações de retirada de minas que obrigam as evacuações.