Jornal Correio Braziliense

Mundo Digital

BlackBerry é do Brasil

São Paulo ; O crescente mercado de aparelhos celulares no Brasil atraiu uma das maiores fabricantes de smartphones do mundo, a Research in Motion (RIM), que produz os aparelhos Blackberry. A empresa anunciou na semana passada que irá começar a produção de celulares no país. ;O Brasil tem uma posição estratégica dentro das Américas Latina e do Sul e o objetivo daqui por diante é aumentar a parcela do mercado;, explicou Adriano Lino, gerente de inteligência de mercado da RIM durante o evento que celebrou a nova unidade de produção. Em parceria com a Flextronics, empresa com sede em Sorocaba, a RIM escolheu o país por apresentar índices expressivos na quantidade de smart phones vendidos e com um crescimento esperado de 104% até 2013, de acordo com a empresa.

Além do aumento no número de celulares, o co-CEO da RIM, Jim Balsilie apontou mais quatro motivos para o investimento. ;O econômico, tecnológico, diplomático e financeiro. Além disso, há o fato do Brasil representar 7% do mercado de telefones no mundo;, disse Balsilie.

A produção dos aparelhos no Brasil também vai permitir que o local funcione como um distribuidor para toda a América do Sul. ;Temos uma estratégia de integração das fábricas. Por isso, por exemplo, se tivermos uma grande demanda na Rússia poderemos usar também toda a capacidade do Brasil;, reitera.

Quanto às informações relacionadas a investimentos, custos de produção, economia para o consumidor e até mesmo data de lançamento do primeiro aparelho, os executivos da RIM preferiram não comentar. ;Até onde eu sei, tudo que se fabricou era para teste. A informação é que muito em breve será lançado;, explicou Alex Zago, gerente de inteligência para América Latina.

Novo, mas nem tanto
O primeiro smartphone produzido pela RIM no Brasil será o Curve 8520, considerado o modelo de entrada para os novos usuários da marca. O aparelho foi lançando mundialmente em setembro do ano passado e apesar de ter bons recursos está longe de ser o melhor aparelho da BlackBerry. ;Queremos muito atrair os usuários mais jovens, pois nosso mercado está concentrado ainda acima dos 25 anos;, afirma Zago.

O Curve 8520 possui teclado Qwerty, serviços de mensagens (SMS, MMS e mensagens instantâneas) e acesso a redes sociais, como Twitter e Facebook, além de teclas exclusivas para o controle de recursos multimídias. A conectividade é feita por 3G ou WiFi. O aparelho possui ainda memória flash de 256 MB, expansível através de cartão microSD/SDHC de até 32GB, processador de 512Mhz, câmera digital de 2MP, que grava vídeos, e acesso a BlackBerry App World, loja de aplicativos da empresa. ;Temos capacidade de expandir para essa fábrica todos os aparelhos que quisermos, mas optamos por começarmos com este produto pelo perfil do país;, afirma Adriano Lino.

O repórter viajou a convite da RIM do Brasil