O leitor do Correio Ricardo Santoro, morador do Lago Sul, entrou em contato com o Holofote, informando que um vídeo circula na internet com uma informação questionável. Tal gravação publicada no YouTube tem quase 10 mil visualizações e mostra um brasileiro dizendo que o ar que o motorista respira dentro de um carro recém-desinfectado com álcool em gel pode registrar um falso positivo no teste do bafômetro.
No interior de um veículo, o youtuber faz testes com um bafômetro individual e "revela" que a respiração da substância acusa positivo para consumo de bebida alcoólica.
No interior de um veículo, o youtuber faz testes com um bafômetro individual e "revela" que a respiração da substância acusa positivo para consumo de bebida alcoólica.
Detran
Porém, o Departamento de Trânsito (Detran) esclarece que esse equipamento utilizado no vídeo não é o dos testes oficiais. "De acordo com a Resolução nº 432, de 2013, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), para efeitos de fiscalização de trânsito, o teste de dosagem de alcoolemia deve ser feito por meio de aparelho destinado à medição do teor alcoólico no ar alveolar (etilômetro)", informa a autarquia.
O órgão conclui: "Não é possível que o teste do etilômetro acuse um falso positivo em razão do manejo de álcool em gel no interior do veículo". O etilômetro usado em toda a operação do Detran é aprovado nas verificações metrológicas do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Portanto, o motorista pode, e deve, esterilizar as mãos dentro do veículo sem problema. A medida é eficaz não somente contra o coronavírus, mas no combate a várias outras infecções transmitidas por contato.
Sugestões
Os leitores com dúvidas sobre informações divulgadas nas redes sociais podem sugerir verificações ao Holofote. Textos, fotos ou vídeos são recebidos nos números de WhatsApp (61) 99555-2589 e (61) 99256-3846 , além do e-mail holofote.df@dabr.com.br.