Correio Braziliense
postado em 30/01/2020 17:43
O novo coronavírus contaminou o carnaval a ponto de o presidente Bolsonaro cancelá-lo? Muita calma, folião, pois isso não passa de notícia falsa. Circula nas redes sociais a "reportagem" de um canal de notícias (des)informando que, por meio de decreto, o chefe do Executivo poderá acabar com o carnaval em 2020. Veja:
No WhatsApp, a desinformação vem acompanhada de um link para o site Painel do Mundo. O texto publicado sem assinatura menciona especialistas que existem, de fato, mas os dados sobre a epidemia mundial são confusos e pouco confiáveis.
Além disso, em letras garrafais, a publicação escorrega ao atestar que "O PERIGO JÁ CHEGOU AO BRASIL, PRIMEIRO CASO DE INFECÇÃO EM MINAS GERAIS!!" Segundo o portal, o suposto infectato seria uma estudante de 22 anos que viajou para Wuhan, na China, e que teria voltado ao Brasil em 24 de janeiro.
Informar que há pessoas infectadas no país não deixa dúvidas: trata-se de fake news. O mais recente balanço do Ministério da Saúde, divulgado nesta tarde (30/1), atesta que existem no Brasil, até o momento, apenas casos suspeitos. São nove no total.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.