Jornal Correio Braziliense

Holofote

Em 6 meses como presidente, Bolsonaro muda de ideia sobre reeleição

Chefe do Executivo defendeu, nesta quinta-feira (20/6), uma possível repetição do mandato. Comentário contradiz posição de 2018

Durante o feriado de Corpus Christi, nesta quinta-feira (20/6), o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), fez dois comentários sobre uma possível candidatura à reeleição. O primeiro surgiu em um discurso para moradores de Eldorado, no interior paulista, onde o chefe do Executivo agradeceu os votos recebidos nas últimas eleições:


"Meu muito obrigado a quem votou e quem não votou em mim. Lá na frente, todos votarão, tenho certeza. Eldorado é uma prova viva de que todos nós podemos chegar no local que queremos e lutamos por ele. Eu quero mudar o Brasil juntamente com vocês"

A segunda menção à reeleição ocorreu na Marcha Para Jesus, evento evangélico realizado na Zona Norte de São Paulo. Na ocasião, ele condicionou a reeleição à reforma política. Confira a frase completa:

"Se tiver uma boa reforma política, eu posso até nesse caldeirão jogar fora a possibilidade de reeleição. Agora se não tiver uma boa reforma política e, se o povo quiser, estamos aí para continuar mais quatro anos"

A defesa de uma possível repetição do mandato, no entanto, causa estranheza. Em outubro de 2018, enquanto candidato à Presidência da República, Bolsonaro afirmou que acabaria com o "instituto da reeleição" e reduziria o número de deputados "em 15%, 20%". Veja aqui.