Jornal Correio Braziliense

Holofote

Cid Gomes acerta ao exaltar educação do Ceará, com leve esbarrão nos números

Em seminário realizado no Senado, representante do PDT na Casa afirmou que "82 das 100 melhores escolas do Brasil ficam no Ceará", e o Holofote checou o dado

A educação pública do estado do Ceará vem se destacando nos últimos anos nas pesquisas de avaliações brasileiras. A crescente evolução motivou um discurso orgulhoso de Cid Gomes (PDT-CE) no seminário "100 Dias de Governo Bolsonaro ;Análise e perspectivas", ocorrido nessa terça-feira (23/4) no Senado. O senador afirmou que "82 das 100 melhores escolas do Brasil ficam no Ceará", e o Holofote foi atrás dos dados para verificar.

Um dos meios oficiais mais precisos para se medir quais as "melhores escolas do Brasil" é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O medidor foi criado em 2007 e "reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações", segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O último levantamento divulgado pelo órgão foi em 2017 e, realmente, mostrou uma posição de destaque para as instituições cearenses.

Porém, há uma pequena imprecisão de dados na fala de Cid Gomes. Mais precisamente, um erro de cinco números. O Ideb daquele ano apontou que 77 escolas públicas do estado nordestino estão entre as melhores colocações do país na avaliação do Ministério da Educação (MEC), e não 82, como comentado pelo senador. A confusão pode ter sido baseada em uma leve falha de segmentação, já que o Ideb mede os dados gerais e os divididos entre "Ensino Fundamental Regular Anos Iniciais", "Ensino Fundamental Regular Anos Finais" e "Ensino Médio".

Quando se isolam somente os resultados de "Ensino Fundamental Anos Iniciais", o Ceará ganha ainda mais força e chega ao número de 82 escolas entre as 100 melhores do país. Em resumo, Cid Gomes só falhou ao não dizer que estava se referindo aos resultados obtidos por alunos do 1; ao 5; ano.

As planilhas com cada resultado podem ser conferidas segmentadas no site do Inep.