Da Equipe Holofote
postado em 04/02/2019 12:59
É verdadeira a informação que circula nas redes sociais, principalmente no WhatsApp, sobre a vacina BCG, dada a recém-nascidos para prevenir a tuberculose. A mensagem avisa que, mesmo se a imunização não resultar em cicatriz, não é preciso vacinar a criança outra vez. Confira na íntegra:
;Nova informação sobre a vacinação com BCG, se a criança, na primeira vacina, não fizer a cicatriz, não precisa mais vacinar novamente.;
O texto recebe o suporte da reprodução da Nota Informativa número 10/2019. O documento detalha as informações e menciona a posição da Organização Mundial da Saúde sobre o caso.
O Holofote consultou o Ministério da Saúde, que, em nota encaminhada pela assessoria de Comunicação, confirmou a veracidade da informação. Confira na íntegra:
;O Ministério da Saúde atualizou na última sexta-feira (1;/2) para estados e municípios as recomendações da revacinação com a vacina BCG (tuberculose). Passa a não ser mais recomendada a revacinação contra a BCG em crianças que, por ventura, não apresentem cicatriz vacinal. A medida está alinhada com as recomendações Organização Mundial da Saúde (OMS).;
[VIDEO1]
Checagem de Guilherme Goulart, com colaboração de Adriana Bernardes