Jornal Correio Braziliense

Holofote

Tweet do PT sobre reunião do Foro de São Paulo na Venezuela não é de hoje

O post foi divulgado pelo Movimento Brasil Livre (MBL), confundindo diversos internautas. A mensagem do PT é verdadeira, mas foi publicada em 2013

Um dia após 14 países, incluindo o Brasil, reconhecerem o líder da oposição venezuelana, Juan Guaidó, presidente interino do país, o Movimento Brasil Livre (MBL) publicou, na manhã desta quinta-feira (24), um post no Twitter que confundiu muitos internautas. Com os recentes conflitos na Venezuela, a mensagem insinua que integrantes do Partido dos Trabalhadores (PT) estariam a caminho de Caracas para uma reunião do Foro de São Paulo em apoio a Nicolás Maduro.

A existência do Foro de São Paulo não é segredo para ninguém. A organização que reúne partidos e políticos de esquerda existe desde 1990 e mantém um site oficial com agendas e notícias do grupo.

O post replicado pelo MBL, no entanto, é de 2013, e não está mais disponível no site do PT.

Em nota enviada ao Holofote, o PT informou: "Em 2013, o secretário executivo do Foro era o então secretário de Relações Internacionais do PT, Valter Pomar, que participou da reunião. A reunião do FSP, realizada em abril de 2013, em Caracas, tinha como objetivo fazer uma homenagem póstuma a Hugo Chavez e apoiar Nicolás Maduro."

Ainda segundo a assessoria do partido, não há previsão de que integrantes da sigla desembarquem na Venezuela nos próximos dias, mesmo com as mensagens da presidente do PT, a senadora Gleisi Hoffmann, contra a intervenção do Brasil na política da Venezuela.

Com checagem de Igor Silveira