A informação de que o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), assinaria um decreto para acabar com o carnaval e as paradas de orgulho LGBT no Brasil movimentou as redes sociais nesta quinta-feira (3/1). A reprodução de um suposta página do Facebook provocou dúvidas quanto a veracidade do conteúdo. O post alega que "uma notícia pode abalar os foliões de todo o país. Presidente Jair Bolsonaro pode assinar decreto cortando verba do carnaval e parada gay em todo o Brasil".
O Holofote entrou em contato com a Presidência da República e a Casa Civil. A assessoria de imprensa da Presidência, por contato telefônico, afirmou que não havia qualquer tipo de informação sobre o assunto no órgão.
A assessoria de Comunicação da Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOGLBT/SP), coordenada por Fabrício Viana, informou que "a Parada é um movimento da sociedade civil garantida pela Constituição". Vale ressaltar que o Distrito Federal promove uma das paradas LGBTs mais relevantes do país.
A polêmica ocorre dois dias após o Bolsonaro assinar a Medida Provisória de n; 870/19, que não menciona a população LGBT na lista de políticas e diretrizes destinadas à promoção dos direitos humanos.
Com checagem de Guilherme Goulart e Igor Silveira e colaboração de Bárbara Cabral (especial para o Correio)