Jornal Correio Braziliense

Game Over

Melhor, impossível

Segunda edição do Mario Galaxy supera as expectativas até dos maiores apaixonados pela série do encanador da Nintendo

Com nota máxima nas avaliações dos principais sites internacionais especializados em games, a continuação da saga do encanador Mario pelo universo e suas galáxias convence com aventuras mais intrigantes e bem boladas. Mais até do que a primeira edição. E o mais interessante é que não se esperava que isso fosse possível.

É certo que o jogador que explorou todas as galáxias na primeira edição do jogo não encontrará diferenças estruturais para a segunda versão. Mas, dentro de cada fase, frente a cada desafio, fica evidente a evolução do jogo, mais divertido e complicado. A variação entre um sistema 3D e outro 2D fica mais frequente e ousada ; às vezes levando ao erro e exigindo atenção extra na hora de correr pelos cenários.

Em Mario Galaxy 2, o jogador também se reencontrará com o simpático dinossauro Yoshi e também com o irmão do herói, Luigi, que, vez ou outra, oferece uma ajuda e toma o lugar do Mario. Além da estrela que serve como recompensa ao fim de cada fase, o herói também deve colecionar as moedas cometas, que vão liberando novas aventuras em galáxias já conquistadas.

A diferença das novas aventuras é que tudo deve ser feito contra o relógio. Isso, e também a grande quantidade de estrelas escondidas nos cenários, garante a longevidade do título. Claro, sem contar que o número de galáxias parece, de cara, quase infinito ; não que algum fã vá reclamar. Os minijogos incluídos dentro das fases também são sensacionais.

Quebra-cabeças vão se apresentando e se unindo, uns aos outros, sempre de formas surpreendentes. Em um momento, é preciso pular girando para movimentar o chão por onde o Mario tem que passar. Mais para frente, a mesma habilidade tem que ser exercitada, mas para escalar por nuvens, criadas pelo movimento feito quando se chacoalha o controle (Wiimote).

A trilha sonora também foi diversificada. Somados a temas que lembram as músicas tradicionais da série da Nintendo, entram outros sons menos habituais, com jeito de música clássica, que ajudam e muito na criação do clima adequado de cada fase. O visual, mesmo distante dos gráficos oferecidos pela concorrência, são destaque. Os melhores que se vai encontrar no Wii.

História
O Mario sempre teve um papel de protagonista na história da Nintendo. Console depois de console, os jogos do encanador sempre serviram para mostrar do que a empresa japonesa era capaz. Assim, ganhava fiéis e também cooptava aliados em outras produtoras de jogos eletrônicos, que também criavam para seus videogames.

O esquema deu tão certo que a concorrência sofreu com exigências da Nintendo de exclusividade. Na época do Super Nintendo ; começo dos anos 1990, quem fizesse jogos para ela não poderia criar versões para os adversários. Até que a Sony chegou com seus consoles que rodavam CDs em vez de cartuchos e com novas franquias e tomou o primeiro lugar do mundo dos games.

Desde o início, também, o Mario corre atrás de sua musa, a princesa Peach, que é raptada no Reino dos Cogumelos pelo vilão, o monstro gigantesco Bowser. Não resta outra opção ao herói senão partir em busca da amada. Dessa vez, a ajuda parte das estrelas (objetivo final de cada fase, quando uma delas é coletada), que oferecem uma nave que imita a cabeça do encanador.

Sempre fique atento para vidas escondidas nesta nave, que serve de ponto inicial sempre que se começa ou recomeça no jogo. Além das cartas entregues por um dos cogumelos, enviadas pela princesa e que trazem vidas, existem outras distribuídas. Uma delas fica numa nave auxiliar que acompanha a aventura. Outra pode ser conseguida com o Yoshi, ao se comerem dez frutas que podem ser alcançadas quando se escala o nariz do encanador (na nave).

; No fim das contas

Para aqueles que definirem Mario Galaxy 2 como mais do mesmo, com certeza isso não significará uma ofensa. O jogo, que já foi sucesso absoluto de público e crítica em sua primeira edição, consegue oferecer mais diversão ainda. Além disso, faz com que a viagem entre mundos e galáxias, girando, pulando e atravessando pequenos planetóides como uma broca humana, seja ainda mais intuitivo.

Na verdade, o título parece explorar a dificuldade e a complexidade só alcançada nas fases finais da edição inicial. Mas quem quer começar já pela segunda versão não encontrará problemas ou a necessidade de voltar ao primeiro Mario Galaxy. Se bem que quem gosta da saga do mecânico não resistirá em dar esses passos atrás.

Super Mario Galaxy 2
Produção: Nintendo
Desenvolvimento: Nintendo
Distribuição no Brasil: NC Games
Plataformas: Wii
Número de jogadores: 1
Preço: R$ 249,90