Game Over

Game mais vendido de todos os tempos, série The Sims chega ao terceiro capítulo

A principal aposta é a possibilidade de deixar tudo com a cara do jogador

postado em 05/02/2010 19:16

Em 2000, o designer (1)de games apresentou ao mundo um jogo que tinha como objetivo simular o dia a dia de alguém na tela do computador. Era uma ideia despretensiosa. Nove anos depois, os números são impressionantes: com mais de 100 milhões de cópias vendidas, a série The Sims 3 tornou-se o maior sucesso da história dos games. E o terceiro título dela chegou às lojas no início do mês, com novas ações e maior liberdade de criação no mundo dos Sims. Nele, o jogador cria um avatar e comanda sua vida. O personagem namora, casa, tem filhos, trabalha, estuda, sorri, chora e morre. Tudo isso em apenas algumas horas e em simlish(2). A possibilidade de ter total controle sobre o futuro é apontado como um dos motivos do sucesso.

A principal aposta é a possibilidade de deixar tudo com a cara do jogadorO gerente de comunidades The Sims do Brasil, Marcello ;MM; Joshua, concorda com essa opinião. ;Acredito que a popularidade do título é porque eles podem, em 15 minutos, fazer coisas que levariam a vida inteira;, explica. O sucesso da série pode ser medido no número de títulos lançados até hoje. Entre games principais e pacotes de expansão, já foram lançados 23 títulos com o nome The Sims. O gerente de produtos da EA no Brasil, Ian de Freitas, entende que o jogo não é apenas mais um entretenimento. ;Com certeza, The Sims já pode ser considerado um fenômeno social no mundo todo;, afirma. No Brasil, a comunidade do game tem mais de um milhão de inscritos. ;É a segunda maior do mundo;, comemora Freitas.

As estudantes Natália Guimarães, 15, Letícia Santos, 13, e Letícia Hellen, 15, foram as primeiras brasilienses a jogar o novo The Sims 3, durante um evento realizado antes do lançamento do game, na Fnac Brasília. As meninas, que se definem como ;maníacas;, chegaram à loja às 13 horas e esperaram mais de quatro horas na fila. No fim, foram unânimes: o terceiro título está melhor que o anterior. ;Principalmente os gráficos, que estão mais realistas;, opina Letícia Santos. ;O mais legal de The Sims 3 é que você pode criar tudo, viver como quiser. Seu mundo, seu jeito;, comenta ;MM; Joshua. ;Antes, havia muitas limitações, principalmente na hora de escolher texturas e aparências de avatares.;

As lista de aficionados pela série é extensa. Um exemplo são as irmãs Larissa, 20, e Letícia Marinho, 18, que conheceram o game a partir do segundo título, em 2004, e não largaram mais. As estudantes contam que, diferente da vida real, vivem sem brigas no mundo virtual. ;O máximo que acontece é a gente disputar o mesmo Sim;, comenta Letícia. ;Que nada, ela só casa com homem feio;, retruca Larissa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação