Jornal Correio Braziliense

Ensino_EducacaoBasica

Alunos de escolas particulares voltam às aulas nesta segunda-feira

Várias instituições receberam os alunos com festa e novidades

Mais escolas do Distrito Federal voltaram nesta segunda-feia às aulas, seguindo o calendário definido pelo Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinep). Pelo cronogragama da entidade, que representa 503 estabelecimentos de ensino, o início do ano letivo da rede em 2017 estava previsto para 25 de janeiro. O Sinep, porém, não sabe informar se todos os 183 mil alunos já estão em sala de aula.

Hoje, alguns colégios prepararam eventos para celebrar o primeiro dia de aula. O Le Petit Galois inovou no quesito volta às aulas. Os professores receberam os alunos vestidos de reis, princesas e personagens da literatura infantil. A ação faz parte do projeto integrador da instituição e fez sucesso entre as crianças do ensino fudamental I. ;Apresentando este universo lúdico às nossas crianças, estamos despertando o gosto pela leitura, pelo livro, além de aguçar a criatividade e a imaginação, enriquecendo a formação intelectual;, explica a professora Eliane Perdigão, diretora Pedagógica do Le Petit Galois. Os alunos do ensino fundamental assistiram uma missa.

Os estudantes do Centro Educacional Leonardo da Vinci também tiveram novidades no primeiro dia de aula e uma das principais foi a nova ambientação do ensino médio e as campanhas internas que serão desenvolvidas ao longo do ano.

A nova rotina, as matérias e conteúdos que serão aplicados ao longo do ano e, principalmente, os novos amigos deixam os alunos em polvorosa para o primeiro dia de estudos. Foi assim com Isadora Alves Mutão, com a Luana Fontana Machado e com o Daniel Paim (foto).

Confira como foram as recepções das escolas

[FOTO872516]

Os estudantes têm 12 anos e estão no 7; ano do ensino fundamental do Ciman, uma escola particular da Octogonal-DF. A instituição organizou uma hora cívica, na qual os professores e funcionários do colégio deram as boas-vindas aos veteranos e também aos novos alunos. Uma das expectativas em comum aos três é a de rever os amigos, porém Isadora está ansiosa por algo em especial: as novas disciplinas. ;Nessas férias eu aproveitei muito, descansei, mas fiquei bastante ansiosa para voltar às aulas porque queria ver as matérias que mais gosto;, contou Isadora, que é fã de história, matemática, ciências e inglês.

Para Daniel, mudar de série é como entrar em uma fase em que os estudantes têm oportunidade de aprender coisas novas a cada momento. ;Na minha turma teve cinco pessoas novas e eu já fiz amizade. Acho que estudar ciências vai ser bem legal;, disse.

A orientadora educacional do Ciman, Neila Paim, explica que o início do ano letivo é um momento propício para que a relação entre aluno e professor seja construída e se fortaleça ao longo do ano. ;A filosofia que trabalhamos é a de manter sempre o contato com o aluno. É muito importante trabalhar com a afetividade, não no sentido de ser liberal, mas de mostrar as regras e fazer com que o aluno respeite, porque ele também é respeitado;, comenta.

Laura diz que uma das coisas de que mais gosta no ambiente escolar é a relação que tem com os funcionários. Além de estudar, a garota faz patinação artística e garante que recebe incentivo do colégio com relação ao esporte. ;Eu estava sperando voltar p ara escola para rever meus professores, que são muito legais;, explicou Laura.