Jornal Correio Braziliense

Ensino_EducacaoBasica

É recomendado aprender inglês após a alfabetização. Intercâmbio é boa opção

Não é fácil ingressar no mercado de trabalho. Com competição cada vez mais acirrada, falar idiomas e buscar cursos de especialização ; inclusive fora do país ; garantem um passo à frente nessa disputa. Enfim, dominar o inglês torna-se fundamental. Com a volta às aulas, ficam as dúvidas: existe uma idade apropriada para começar a aprender a língua? É melhor investir em aulas fora da escola?

Para o professor de inglês do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução da Universidade de Brasília (UnB) Gilberto Chauvet, nunca é tarde para aprender, mas o ideal é começar o quanto antes e, se possível, após a alfabetização. ;O recomendado é após aprender a ler e escrever português; antes, pode interferir nesse aprendizado. A partir dessa etapa, quanto mais cedo, melhor;, avalia.

Vaneska Soares, diretora pedagógica de uma escola do Sudoeste, especializada no ensino para crianças, acredita que o quanto antes é estimulado o aprendizado, melhor. ;Facilita muito o processo e a criança também consegue falar sem sotaque;, conta. Ana Carolina, 27, é responsável por ensinar a garotada de 3 a 7 anos. ;A maior diferença é que o adulto finge às vezes que entendeu e a criança é muito autêntica.;

Matheus Alencar, 10, estuda a língua do tio Sam desde os 3 aninhos. ;Eu gosto porque onde estudo a gente brinca e aprende. Estudamos tanto que a prova não fica tão difícil e é divertido;, conta. ;Eu escuto músicas americanas e já consigo traduzir. A maioria dos filmes vejo em inglês ;, diz. A empresária Juliana Frota decidiu colocar a filha, Maria Flor, desde cedo nas aulas de inglês e a pequena já tem sua música preferida americana, que ensaia cantar: Rei Leão.