A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) encerra às 23h59 de sexta-feira (6), as inscrições para o Vestibular Unicamp 2020. Interessados devem se cadastrar exclusivamente pela internet, em formulário disponível na página eletrônica da comissão. A instituição oferece 2.570 vagas distribuídas em 69 cursos. A taxa de inscrição é de R$ 170 e poderá ser paga até 9 de setembro.
A partir deste ano, no momento da inscrição, os cursos escolhidos devem ser da mesma área de conhecimento: humanas/artes; biológicas/saúde; exatas/tecnológicas. Essa escolha irá definir a segunda fase que os candidatos irão fazer, caso aprovados na primeira etapa. Isso porque, a partir deste ano, as segundas provas deixam de ser iguais para todos os candidatos.
É possível fazer até duas opções de cursos, desde que sejam da mesma área. Com a alteração, a segunda fase do Vestibular Unicamp será reduzida de três para dois dias. A primeira será em 17 de novembro e a segunda acontecerá em 12 e 13 de janeiro de 2020.
Como fica
A primeira fase é composta de uma única prova, com 90 questões de múltipla escolha de conhecimentos gerais. A segunda etapa é composta por exames dissertativos. No primeiro dia, serão as provas comuns a todos os candidatos: redação (composta por duas propostas de textos para que o candidato execute apenas uma); língua portuguesa e literaturas (com oito questões) e interdisciplinares em língua inglesa (duas questões). Já no segundo dia, além das provas comuns a todos os candidatos (matemática com seis questões; interdisciplinar de ciências humanas com duas questões; interdisciplinar de ciências da natureza com duas questões) há provas específicas, conforme a opção de curso.
[SAIBAMAIS]Mudanças
A Comvest anunciou duas novas cidades em São Paulo que receberão a aplicação das provas do vestibular: Lorena e Santa Bárbara D; Oeste. Além dos novos locais, a Unicamp aplica o vestibular em mais 30 cidades de São Paulo: Araçatuba, Bauru, Botucatu, Bragança Paulista, Campinas, Franca, Guarulhos, Indaiatuba, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santa Bárbara D;Oeste, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré e Valinhos.
Fora de São Paulo, recebem as provas da Unicamp cinco capitais: Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza e Salvador. Agora, os candidatos com alguma deficiência também poderão ser atendidos com provas adaptadas ou outras necessidades em qualquer cidade de aplicação do vestibular.
Inclusão
Estão mantidas as cotas étnico-raciais no vestibular da Unicamp. Serão reservadas 15%, no mínimo, de vagas em cada curso e turno para candidatos autodeclarados pretos e pardos. Além disso, também haverá cota no ingresso via Enem (10%). No âmbito da inclusão social, também continua valendo a bonificação oferecida a candidatos que fizeram ensino público.
Assim, os estudantes que optarem por participar do Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS) receberão automaticamente, na primeira e na segunda fase, as seguintes pontuações: 20 pontos para aqueles que cursaram integralmente o ensino fundamental II em escolas públicas; 40 pontos para aqueles cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas; 60 pontos para aqueles que cursaram ambos os períodos na rede pública.
Manual do Ingresso 2020 e aplicativo do Vestibular
A Comvest disponibiliza um aplicativo gratuito para celulares, a partir do qual os estudantes podem receber alerta sobre as datas importantes do vestibular, além de ter acesso rápido às informações mais relevantes. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente.
O Manual do Ingresso 2020 já está disponível para consulta na página eletrônica da Comvest. Ele traz todas as informações e orientações necessárias para os estudantes em relação ao processo de inscrição, às provas e demais etapas do vestibular.
Cronograma
- Inscrições: até 6 de setembro
- Pagamento da taxa: até 9 de setembro
- Provas de habilidades específicas de música: de 9 a 16 de setembro (1; etapa) e de 13 a 14 de setembro (2; etapa)
- Vestibular: 17 de novembro (1; fase) e de 12 a 13 de janeiro de 2020 (2; fase)
- Provas de habilidades específicas: de 20 a 24 de janeiro de 2020
- Divulgação da 1; chamada (para matrícula não presencial): 10de fevereiro de 2020
- Matrícula não presencial: 11 de fevereiro de 2020
*Com informações da Unicamp