Jornal Correio Braziliense

Vestibular e PAS

Atenção: últimos dias de preparação para as provas da 1ª e 2ª etapas do PAS

Quem vai participar da seleção pela primeira vez precisa ter atenção redobrada às regras. O Cespe divulgou ontem o gabarito preliminar da 3ª etapa


Milhares de candidatos farão as provas do Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB) no próximo fim de semana. Agora é a vez dos estudantes do 1; e do 2; ano do ensino médio ; as provas do 3; ano foram aplicadas no último domingo e os gabaritos oficiais divulgados ontem (veja o quadro). Como muitos farão o teste pela primeira vez, é importante ficar atento às regras básicas do edital. Nesta reta final, também dá tempo de fazer uma revisão rápida dos conteúdos que têm mais chances de cair.

Os estudantes do 1; ano do ensino médio Maria Luíza Marinho, 15 anos, e Antonio Carlos Andrada, 16, estão entre os candidatos que prestarão a prova da primeira etapa do PAS no domingo. Apesar de serem novatos na avaliação, já fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano como treineiros. O maior receio de Antonio é com relação à redação. ;No resto da prova você tem uma noção melhor do que pode cair, pois estudou os conteúdos durante o ano todo, mas na redação você não sabe que tema eles podem cobrar;, comenta.

Para Maria Luíza, que pretende cursar medicina, todos os pontos acumulados na avaliação seriada serão preciosos. ;Mesmo não valendo tantos pontos quanto nas outras etapas, é um diferencial;, avalia a candidata. A prova da primeira etapa tem peso 1 e não é eliminatória, ou seja, se o aluno não comparecer continua concorrendo. As demais etapas têm peso dois e três, respectivamente, e são eliminatórias ; se o aluno faltar será desclassificado.

O professor de sociologia Bruno Borges, coordenador do Serviço de Orientação ao Vestibulando (SOV) do Colégio Leonardo da Vinci, alerta que o estudante não pode confundir as regras do PAS com as do Enem. Uma das diferenças é o rigor com relação aos alimentos levados aos locais de prova. O candidato deve deixar tudo em embalagens transparentes ou corre o risco de ser eliminado. Essa era uma das exigências do Enem deste ano, mas não constava no edital (leia Para saber mais).

A prova do PAS também é menos extensa do que a do Enem. Por isso, a recomendação é fazer primeiro os itens que tiver certeza e, depois, se concentrar nos mais difíceis. ;Caso sobre tempo, o candidato pode voltar e reler aquelas questões que ele deixou em branco, porque, talvez na segunda leitura ele consiga confirmar algo que no primeiro olhar não tinha entendido;, afirma Bruno. Para esses últimos momentos de preparação, a recomendação é que o candidato revise a matriz de competências. Segundo Bruno, ela teve presença intensa na prova do 3; ano, o que pode se repetir nas outras etapas. Revisar anotações sobre documentários, poesias e livros propostos pela banca é uma boa opção para esta reta final.

Divisor de águas

Muitos dos estudantes que farão a prova do PAS 2, no sábado, consideram essa etapa um divisor de águas. ;Minha preparação foi muito diferente da do ano passado. Estudei muito mais;, afirma Marina Ayumi, 17 anos, estudante do 2; ano do ensino médio. O colega dela Henrique Ferro, 16, concorda. ;Você cai na real no 2; ano e percebe que o PAS é a melhor maneira de entrar na UnB;, diz. Para Vítor Imbroisi, 16, a proposta de metade das vagas da instituição serem destinadas ao programa incentivou ainda mais os estudos para a avaliação seriada. ;A nota de corte do vestibular é muito maior do que a do PAS;, observa.

Rafael Riemma, professor de língua portuguesa do Colégio Galois, diz ser importante o estudante traçar uma estratégia de prova. Ele recomenda que o candidato não deixe muitas questões em branco, mas que também não chute, pois o fator de correção é de um para um. Com relação à redação, Riemma destaca que o texto cobrado no PAS é mais simples do que aquele exigido no Enem, pois o estudante não precisa necessariamente apresentar uma proposta de intervenção. ;Como a prova é temática, os textos podem ajudar na argumentação;, explica. No entanto, o candidato não pode copiar nenhum trecho da avaliação. ;Ele tem que se enxergar dentro dessa problemática social e argumentar sobre ela;, conclui.

O professor de matemática do CED Darcy Ribeiro Vinicius Elias ressalta que os alunos devem ficar atentos aos comandos das questões, mesmo na prova de exatas. ;Nos enunciados, às vezes, há um detalhe ou outro que, se o aluno não interpreta bem, pode escorregar na questão;, observa. Na prova do 1; ano, os conteúdos recorrentes são função do segundo grau e do primeiro grau, trigonometria e áreas de figuras planas. Já na avaliação da segunda etapa, aplicações de logaritmos, trigonometria ; em especial função seno e função cosseno ; e geometria espacial ; principalmente cilindros, cones e esferas ; são os assuntos que têm mais chances de cair.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique