Trabalho e Formacao

Quando interrupções atrapalham

 Alanah Ahmed Lopes, 22 anos, é graduada em direito, mora em Planaltina (DF) e trabalha como atendente de call center numa editora. Atualmente, está em home office. A jovem também enfrenta desafios técnicos durante reuniões virtuais. “A maior dificuldade que eu vejo nas videoconferências é quando a câmera trava ou o som falha e a informação não chega completamente. Nesses momentos, precisamos intervir e solicitar que quem estava falando repita o que disse”, comenta.

“Essa intervenção costuma causar um pouco de caos na reunião, pois todos começam a falar ao mesmo tempo, e isso resulta em um grande ruído para entendermos o que estava sendo dito”, diz a atendente. Alanah precisa das reuniões para receber orientações de supervisores, além de manter contato com colegas de trabalho. Para lidar com os problemas de ruído, ela e os outros membros da reunião precisam esperar ou solicitar silêncio para que a videoconferência possa prosseguir de maneira ordenada.

Já no caso de erros na conexão de internet, o jeito é esperar que a rede se normalize e pedir para quem estava com a palavra repetir o que havia sido dito. Para as reuniões virtuais, tanto ela quanto os outros participantes procuram ficar centralizados na câmera. O dress code já era mais relaxado mesmo quando trabalhava presencialmente. Então, a jovem pode ficar à vontade com relação à vestimenta.