Trabalho e Formacao

Adapte-se às reuniões virtuais

Com a pandemia, videoconferências passam a fazer parte da rotina. Deslizes podem manchar sua imagem e complicar o encontro on-line. Confira dicas para melhorar sua reputação e ter produtividade nesses momentos


 
Videoconferências, transmissões, aulas on-line, lives, encontros virtuais e outras atividades que exigem a exibição da própria imagem por meio da internet se tornam parte da rotina, substituindo muito do que era feito cara a cara antes da pandemia de covid-19. Do mesmo modo que a maior parte das pessoas não estava acostumada com o home office, em geral, a maioria não era habituada a precisar gravar ou transmitir vídeos no dia a dia do trabalho.

Estes são momentos de adaptação, e gafes acabam acontecendo, seja do erro básico de esquecer o microfone ligado quando não está falando, enchendo a conversa on-line de ruídos desnecessários, seja usar uma roupa inadequada, colocar a câmera num ângulo que não favorece, por exemplo, de baixo para cima ou cortando parte do rosto… Algumas das confusões até viralizaram nas redes sociais de tão cômicas, como o caso da moça que esqueceu que o vídeo estava ligado e usou o banheiro durante uma conferência.

Também virou motivo de piada na internet o senhor que, a pedido de uma colega, se afastou da câmera do celular, mas acabou caindo da cadeira. Além disso, trabalhando em casa, há mais chances de ser interrompido (por animais de estimação, filhos ou outras pessoas) ou de acontecerem problemas técnicos, como queda de energia, conexão de internet ruim ou computador travando. Todas questões que podem prejudicar a sua imagem ou atrapalhar sua reunião em vídeo.

Problema técnico

No caso da nutricionista Rebeca Ramos Sousa, 27 anos, a baixa velocidade da internet tem sido um problema do home office. “Preciso participar de videoconferências, mas tem sido muito difícil por causa da internet lenta. É complicado conectar e, quando consigo, a qualidade da imagem é ruim e trava bastante”, relata ela, que trabalha numa clínica.

“O trabalho é afetado: não consigo manter o mesmo nível de produtividade de uma reunião presencial”, percebe. No entanto, ela compreende que as videoconferências são a melhor alternativa. Para esses momentos, sempre toma o cuidado de vestir roupas sociais. Rebeca participa de encontros on-line com chefes e pacientes. Quando a conexão não colabora, precisa tentar em outros dias. A nutricionista também conta que não há como garantir que não seja interrompida em casa durante as chamadas.