;A gente é filho, é irmão, mas também é empresário. E a gente misturava, um passava por cima da ordem do outro;, admite. ;Nós gostamos muito de trabalhar em família. Eu, minha mãe e meu irmão nos entendemos bem porque as funções estão bem definidas agora;, completa Thayse. ;Cada um tem sua função, mas as decisões mais sérias são tomadas em conjunto. Temos um bom diálogo agora.; A desorganização anterior, porém, acabou gerando contratempos. ;Chegamos a ter seis lojas e fechamos duas, em 2016 e em 2017, por falta de planejamento depois de expandir muito rápido;, analisa Ronney. ;Então, depois de avaliar melhor, resolvemos fechar duas lojas menores que não davam tanto resultado para abrir uma maior, em Taguatinga Norte, em 2017, que foi nossa última unidade inaugurada;, resume. O controle de Thayse nas finanças foi crucial para atravessar os períodos de dificuldade. ;O contador avisou que a gente tinha que se organizar para não fechar. Despesa e gasto têm demais, mas eu vou controlando para não ter custo demais num mês só;, explica.
;Às vezes, aperta; às vezes, arrocha com a economia do país. Não é fácil, mas a gente tem crescido a cada ano;, descreve Thayse. Os irmãos preferem não revelar o volume de vendas, mas, em agosto, receberam 21 mil clientes nas lojas. ;E dos mais variados públicos, desde quem ganha um salário mínimo até quem tem muitas posses;, aponta Ronney. Os 90 colaboradores e a cultura da empresa são vistos como o grande trunfo do sucesso por Ronney. ;A nossa logomarca é um coração porque temos uma cultura de amor, e a gente comunica isso para os funcionários. Desde 2014, damos treinamentos mensais para passar nossa cultura e nosso jeito de trabalhar;, observa. ;Nosso diferencial é, em primeiro lugar, o atendimento e, em segundo lugar, os produtos;, diz. ;Nossa primeira meta é o bem-estar do colaborador e, depois, o do cliente. Se o trabalhador está bem, ele vai atender bem;, ensina.
E o atendimento é mais consultivo, dando até opção, ao entrar na loja, de o cliente optar por ser ou não assessorado por vendedor. ;A rotatividade é muito baixa. O pessoal trabalha aqui feliz. Apesar de receberem salário comercial, sem comissão, existe premiação. Quando bate meta, vai todo mundo para o kart ou uma churrascaria;, exemplifica. Thayse cita ainda outros elementos essenciais do êxito do negócio. ;Nós acreditamos que buscar conhecimento, trabalhar duro e a benção de Deus são os segredos do que alcançamos. A gente costuma dizer que Deus é o dono, e nós somos os mordomos do Shopping da Casa;, afirma. A família é evangélica e frequenta a Assembleia de Deus Ideps em Águas Claras. ;Se não fosse por Deus mesmo, não estaríamos onde estamos hoje. Foram muitos percalços, teve loja que pegou fogo;, elenca Thayse. Ela se refere à unidade de Taguatinga Sul que foi toda consumida num incêndio. ;Não deu para aproveitar nada. Acreditamos que foi um curto-circuito;, conta ela.
Avanço constante
Thayse é graduada em direito e pós-graduada em finanças. Ronney cursou administração e se especializou em gestão de negócios. As pós-graduações foram buscadas com vistas a melhorar a gestão do negócio. A vontade de melhorar e modernizar levou a dupla ao Instagram, onde o Shopping da Casa faz sucesso. Hoje, a rede vende mais de 7 mil variedades de produtos. ;O carro-chefe são plásticos para cozinha, como bacia, porta-mantimento.; Em seguida, aparecem decoração, utilidades e brinquedos.
Histórico
O tino comercial foi desenvolvido na família por vários motivos. No ensino médio, estudando no Centro de Ensino Médio de Taguatinga Norte (CEMTN), Ronney participou de um programa da Junior Achievement, ONG internacional, que estimulava o empreendedorismo entre jovens. ;Depois que entrei na faculdade, ingressei no ramo automobilístico. Entrei como estagiário numa concessionária de veículos onde fiquei cinco anos e saí como gerente. Eu pensava, até então, que minha vida seria vendendo carro;, relata.
Thayse também teve sua cota de experiências empreendedoras. ;Na adolescência, convenci meu pai a me dar R$ 100 para eu comprar capinhas de celular. Com as vendas, eu devolveria os R$ 100 para ele, e o lucro ficaria para mim. Foi meu primeiro dinheirinho;, relembra. Para completar, em 2003, os pais de Ronney e Thayse tiveram uma loja de móveis em Padre Bernardo (GO) e abriram outras duas unidades. ;Só que deu errado. A gente quebrou bonito. Faltou planejamento na expansão;, diz Ronney. No entanto, a família tinha vontade de tentar novamente.
O impulso para abrir o Shopping da Casa veio a partir de Jonival Costa Rodrigues e Rosineide de Sousa Rodrigues, um casal amigo da família. Eles são donos da Variedades Salmo 91, que conta com 11 unidades na capital amazonense. ;Eles têm lojas em Manaus bem grandes no nosso ramo, com mais de 600 funcionários, e sugeriram: por que vocês não abrem uma loja assim em Brasília?;, recorda Ronney.
Saiba mais
Shopping da Casa
; Taguatinga Norte: QND 42, Lt. 2
; Taguatinga Sul: St. E Sul, CSE 3
; Samambaia Sul: QN 304
; Riacho Fundo 1: CLS 4, Bl. B
; WhatsApp: 99349-9610
; Facebook e Instagram:
@shoppingdacasa