Considerando o aquecimento do comércio e da indústria para datas como Dia das Crianças e o Natal, a Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem) prevê a criação de mais de 570 mil oportunidades temporárias até o fim do ano ; no Distrito Federal, a estimativa é de abertura de 2.822 vagas. Em 2018, no mesmo período, foram contabilizados cerca de 500 mil postos nacionalmente. No ano passado, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) calculou a contratação de mais de 72 mil pessoas apenas na área comercial.
As contratações nesses meses são conhecidas como sazonais e há, também, as por substituição de cargos. No último caso, os contratos ocorrem em todo o ano, principalmente quando um funcionário se afasta da função por determinado período, por exemplo, para tirar licença-maternidade. Mara observa que há, ainda, outro motivo para a abertura de vagas a curto prazo. ;Em meio a crise econômica, o número de contratações de temporários aumenta. Isso ocorre porque as empresas ficam receosas e contratam enquanto esperam a reação do mercado.;
Chances abertas
Companhias de diversos ramos se preparam para recrutar temporárias e já há, até, firmas com inscrições abertas. Na empresa de soluções em recursos humanos Luandre, 350 oportunidades vão ser ofertadas, com salários entre R$ 1 mil e R$ 6 mil. A firma estima um crescimento de 30% nas contratações a curto prazo no fim de 2019, comparando com 2018. ;Ao longo do ano, a busca de vagas temporárias é, aproximadamente, de 45% do total das pesquisas no nosso site. No fim, a procura fica maior do que isso porque este período sazonal já é conhecido;, afirma Bárbara Alves, gerente de RH da Luandre.
Para o CEO da plataforma de empregos e capacitação TAQE, Renato Dias, as contratações temporárias são significativas para instituições mesmo fora das sazonalidades. ;É interessante que as empresas aproveitem esse movimento para avaliar novos colaboradores. Caso eles se saiam bem, os diretores podem até renovar as equipes;, explica. As empresas atendidas pela TAQE afirmam que 40% dos empregados acabam sendo efetivados e, neste fim de ano, a plataforma prevê a oferta de 500 oportunidades.
Para Renato, as chances também podem beneficiar os desempregados em longo prazo. ;Tenho segurança de que a maioria dos candidatos prefere uma vaga definitiva, mas o contrato temporário acaba sendo uma grande oportunidade para se reinserir ou entrar pela primeira vez no mercado de trabalho;, afirma. Renato compartilha algumas dicas para quem quer ser efetivado: ;É importante que o candidato mostre alto nível de compromisso e engajamento com a empresa, além de manter boa relação com os colegas;.
O caminho para a efetivação
;Eu estava aceitando o que viesse e vi isso como uma oportunidade;, conta. Assim que começou a trabalhar como temporária, Valéria já buscava a efetivação. Ela acredita que a permanência no emprego é resultado de boa comunicação e proatividade. ;Todo chefe conhece o funcionário que tem, e o meu viu que eu estava me dedicando;, afirma. A moradora do Riacho Fundo I tem planos e já está correndo atrás de seu maior objetivo em longo prazo: a graduação em direito.
Em busca de uma oportunidade
A moradora da Asa Norte acredita que o contrato em curto prazo deve ser a porta de entrada para a efetivação. Segundo ela, o empregado deve deixar uma boa impressão para o chefe. ;Eu acho que o emprego só é realmente temporário para quem não faz diferença dentro da empresa;, afirma. Há quase dois anos na busca pela carteira assinada, Railana conta que, se pudesse escolher, trabalharia na área administrativa de alguma companhia. ;É uma área que eu conheço bem; eu me sinto confortável e acredito que terei mais oportunidades.;
Manual da contratação
; Tenha um bom currículo
Ter uma boa apresentação profissional é fundamental.Lembre-se de que o currículo é o primeiro contato entre profissional e empregador. Dê atenção para todos os campos que precisam ser preenchidos, pois como todo currículo que se preze, ele deve ser claro e objetivo.
; Saiba onde procurar
Há diferentes fontes para o profissional que está em busca de um trabalho temporário. No entanto, os segmentos de vestuário, eletrodomésticos e alimentação, que são os mais movimentados e que mais contratam em todo o país, normalmente anunciam as vagas on-line, por meio de sites de emprego.
; Valorize seus pontos fortes
Busque identificar quais são suas maiores qualidades e posicione-se onde você rende mais. Aproveite o momento para praticar seus conhecimentos, potencializar suas habilidades e se apresentar como um profissional proativo e dedicado. Busque ir além do que foi pedido e mostre-se como um profissional que realmente quer ser efetivado.
; Trabalhe em equipe
Saber desenvolver atividades em equipe pode ser um grande diferencial para as empresas. Envolva-se com os colegas de trabalho, mostre que é capaz de atuar nos mais diversos setores e vista a camisa da empresa. Mesmo que provisório, se esforce para fazer parte do time e deixar uma marca positiva sobre o seu trabalho. Transforme as oportunidades profissionais em verdadeiras conquistas.
Calendário das contratações
Segundo a gerente de recursos humanos da Luandre, Bárbara Alves, alguns setores têm meses específicos para o início de contratações temporárias. Confira:
> Agosto: indústria
> Setembro e outubro: logística
> Novembro e dezembro: varejo
No restante dos setores, como as áreas da saúde e administração, os contratos ocorrem o ano todo.
Encontre uma vaga
Confira locais onde se inscrever para concorrer a chances temporárias:
; Luandre: luandre.com.br
; TAQE: web.taqe.com.br
; Employer: employer.com.br
; Labor: labor.com.br
; GP temporários: gptemporarios.com.br
; Gelre: eyeonjob.com
; Agência Dammas: agenciadammas.com
; Grupo SRM: gruposrm.com.br
; Vagas.com: vagas.com.br
; Infojobs: infojobs.com.br
Incremento para o Dia das Crianças
O Grupo Ri Happy abre vagas para contratação temporária de 3 mil profissionais por todo o país para atuar entre 2 e 14 de outubro. Vagas para auxiliares de vendas, de caixa, de estoque, fiscal de loja e de pacote. A carga horária é de sete horas (mais uma hora para refeição) em seis dias da semana. Remuneração: a combinar. É preciso cursar ou ter concluído o ensino médio. Há possibilidade de voltar para trabalhar no Natal e de efetivação. Inscrições até 2 de outubro:
*Estagiária sob supervisão da subeditora Ana Paula Lisboa