No fim de 2013, Valéria Almeida Lima saiu de Tocantins rumo a Brasília com o objetivo principal de estudar e ser independente. “Cheguei com R$ 50 no bolso e fui morar com um primo. Um mês depois, consegui arrumar emprego, mas, naquela época, era muito mais fácil”, relembra. Aos 23 anos, Valéria trabalha como assistente financeira em uma gráfica, área que também conta com aumento de demandas no fim de ano. Este é o terceiro emprego com carteira de trabalho assinada da jovem, que conseguiu essa vitória após oito meses de contrato temporário.
“Eu estava aceitando o que viesse e vi isso como uma oportunidade”, conta. Assim que começou a trabalhar como temporária, Valéria já buscava a efetivação. Ela acredita que a permanência no emprego é resultado de boa comunicação e proatividade. “Todo chefe conhece o funcionário que tem, e o meu viu que eu estava me dedicando”, afirma. A moradora do Riacho Fundo I tem planos e já está correndo atrás de seu maior objetivo em longo prazo: a graduação em direito.
Em busca de uma oportunidade
Da posição de auxiliar administrativa até a de operadora de caixa, Railana Thamyne já percorreu muitas áreas desde a adolescência. Hoje, aos 29 anos, a brasiliense está desempregada e aberta às oportunidades de trabalho temporário. “As vagas que surgem por causa da demanda crescente no comércio são uma ótima oportunidade”, conta Railana, mesmo que não tenha muita experiência no modelo de contratação. “Meu primeiro emprego era para ser de temporária porque eu deveria apenas cobrir as férias de outro funcionário, mas acabei ficando mais”, relembra.
A moradora da Asa Norte acredita que o contrato em curto prazo deve ser a porta de entrada para a efetivação. Segundo ela, o empregado deve deixar uma boa impressão para o chefe. “Eu acho que o emprego só é realmente temporário para quem não faz diferença dentro da empresa”, afirma. Há quase dois anos na busca pela carteira assinada, Railana conta que, se pudesse escolher, trabalharia na área administrativa de alguma companhia. “É uma área que eu conheço bem; eu me sinto confortável e acredito que terei mais oportunidades.”
Manual da contratação
Como conquistar um trabalho temporário neste fim de ano? Tábitha Laurino (foto) é gerente sênior da Catho e dá dicas para o brasileiro à procura de uma oportunidade em curto ou em longo prazo:
» Tenha um bom currículo
Ter uma boa apresentação profissional é fundamental.Lembre-se de que o currículo é o primeiro contato entre profissional e empregador. Dê atenção para todos os campos que precisam ser preenchidos, pois como todo currículo que se preze, ele deve ser claro e objetivo.
» Saiba onde procurar
Há diferentes fontes para o profissional que está em busca de um trabalho temporário. No entanto, os segmentos de vestuário, eletrodomésticos e alimentação, que são os mais movimentados e que mais contratam em todo o país, normalmente anunciam as vagas on-line, por meio de sites de emprego.
» Valorize seus pontos fortes
Busque identificar quais são suas maiores qualidades e posicione-se onde você rende mais. Aproveite o momento para praticar seus conhecimentos, potencializar suas habilidades e se apresentar como um profissional proativo e dedicado. Busque ir além do que foi pedido e mostre-se como um profissional que realmente quer ser efetivado.
» Trabalhe em equipe
Saber desenvolver atividades em equipe pode ser um grande diferencial para as empresas. Envolva-se com os colegas de trabalho, mostre que é capaz de atuar nos mais diversos setores e vista a camisa da empresa. Mesmo que provisório, se esforce para fazer parte do time e deixar uma marca positiva sobre o seu trabalho. Transforme as oportunidades profissionais em verdadeiras conquistas.
Calendário das contratações
Segundo a gerente de recursos humanos da Luandre, Bárbara Alves, alguns setores têm meses específicos para o início de contratações temporárias. Confira:
> Agosto: indústria
> Setembro e outubro: logística
> Novembro e dezembro: varejo
No restante dos setores, como as áreas da saúde e administração, os contratos ocorrem o ano todo.
Encontre uma vaga
Confira locais onde se inscrever para concorrer a chances temporárias:
» Luandre: luandre.com.br
» TAQE: web.taqe.com.br
» Employer: employer.com.br
» Labor: labor.com.br
» GP temporários: gptemporarios.com.br
» Gelre: eyeonjob.com
» Agência Dammas: agenciadammas.com
» Grupo SRM: gruposrm.com.br
» Vagas.com: vagas.com.br
» Infojobs: infojobs.com.br
Incremento para o Dia das Crianças
O Grupo Ri Happy abre vagas para contratação temporária de 3 mil profissionais por todo o país para atuar entre 2 e 14 de outubro. Vagas para auxiliares de vendas, de caixa, de estoque, fiscal de loja e de pacote. A carga horária é de sete horas (mais uma hora para refeição) em seis dias da semana. Remuneração: a combinar. É preciso cursar ou ter concluído o ensino médio. Há possibilidade de voltar para trabalhar no Natal e de efetivação. Inscrições até 2 de outubro: rihappy.com.br/vagastemporarias.